Aumente as vendas usando a metodologias dos 8ps do marketing digital

Como aumentar as vendas usando a metodologia dos 8ps do marketing digital.

 

Olá pessoal!

 

Nesse post eu vou falar sobre uma metodologia de marketing digital muito interessante, a metodologia dos 8ps do marketing digital, criada por Conrado Adolpho para auxiliar as estratégias de marketing no ambiente online.

 

Essa metodologia leva em consideração questões como:

 

  • Mudanças nos hábitos de consumo;
  • O comportamento do consumidor digital;
  • A relação desse consumidor com as marcas e as empresas;
  • As campanhas digitais;
  • A criação de planejamentos de marketing digital;
  • O uso das redes sociais e;
  • O monitoramento dos resultados.

 

Vamos ver quais são os 8ps do marketing digital. Eu fiz um esquema gráfico para ajudar na compreensão dos itens, confira abaixo:

 

 

Como dobrar as vendas usando a metodologia dos 8ps de marketing digital

 

 

1º PASSO -  O P DA PESQUISA

 

O primeiro P se refere a PESQUISA, aqui a intenção é entender a fundo todo o comportamento e os hábitos do consumidor conectado à internet e ativo. Levando em consideração que esse consumidor, participa de redes sociais, comenta em blogs e realiza pesquisas a fim de encontrar assuntos, produtos e serviços do seu interesse, podemos acompanhar, por meio de ferramentas de pesquisa de palavras-chave e de monitoramento das redes sociais, as atividades de grupos específicos de pessoas nesses meios. Dessa forma é possível analisar quem é o público mais adequado ao seu negócio, quais são os seus hábitos, que tipo de assunto o interessa, quantas e quais são as redes sociais em que ele participa ativamente, entre outras informações como pesquisar a concorrência, pesquisar fatores importantes sobre o mercado em que se quer atuar e etc. Tomando as informações pesquisadas como base, será possível construir métricas e estratégicas eficazes para o seu negócio alcançar os objetivos desejados.

 

O primeiro passo para aumentar as suas vendas com a metodologia dos 8Ps do marketing digital é PESQUISAR. E para isso você pode utilizar diversas ferramentas onlines e gratuitas disponíveis. Vamos ver detalhadamente algumas dessas ferramentas e aprender as usá-las em nosso mini-treinamento. Inscreva-se em nossa newsletter.

 

 Aprenda como aumentar as vendas através do seu site com geração de leads qualificados.

 

 

 

2º PASSO -  O P DO PLANEJAMENTO

 

No P de PLANEJAMENTO a metodologia se refere à todo trabalho que você deverá fazer com as informações adquiridas na fase da pesquisa. Em qualquer trabalho que envolva um projeto, é essencial a realização de um planejamento das ações, pois é na fase do planejamento que se antecipa algumas possibilidades de falhas ou problemas, podendo antes de executar, tomar medidas para que não ocorra ou mesmo para saber como agir caso a falha aconteça. Quando iniciamos um negócio ou um projeto, baseando-se, somente no famoso "achismo" estamos colocando nosso negócio a "mercê" do acaso. Imagine uma empresa de engenharia que libera a execução de uma obra de grande porte de um shopping sem antes fazer todo um planejamento da locação dos pilares, fundação entre outras coisas importantes para garantir que shopping esteja em seu ponto de equilíbrio correto. O que pode acontecer com o shopping? A diferença entre o planejamento do projeto de um shopping e o planejamento de uma estratégia de marketing digital, é o risco que envolve seres humanos e custos muito mais elevados, mas essencialmente um planejamento serve sempre para o mesmo objetivo: minimizar riscos e erros e aumentar a produtividade.

 

Portanto o planejamento na metodologia dos 8 ps do marketing digital compreende o projeto que envolve um plano detalhado que vai desde o esboço da sua logomarca, passando pelo desenvolvimento do seu site e o do seu blog até as chegar nas ações de marketing digital nos meios disponíveis na web. Como resultado de um planejamento é elaborado um documento com informações minuciosas de cada etapa e do que será feito em cada uma delas.

 

Perguntas que você deve responder para planejar o marketing digital do seu negócio.

 

  • Qual é o segmento que está o meu negócio?
  • Qual é a situação do mercado em que está o meu negócio?
  • Quem são os consumidores desse segmento?
  • Qual é o perfil do meu potencial cliente?
  • Como os consumidores se relacionam com empresas nesse segmento?
  • Como eu quero ser percebido pelo meu potencial cliente?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • O que os meus concorrentes estão fazendo para atrair a atenção e conquistar a confiança das pessoas?
  • Quais são as minhas vantagens em relação aos meus concorrentes?
  • Quais são as minhas desvantagens em relação aos meus concorrentes?
  • Qual é o potencial do seu produto ou serviço?
  • Qual é o meu objetivo?
  • Que estratégias de marketing digital eu vou utilizar?
  • Quais são as plataformas mais adequadas para falar com o meu potencial cliente?
  • Como deve ser a minha abordagem com o meu cliente?

 

Em nosso mini-treinamento vamos ver exemplos para cada uma dessas perguntas.

 

O assunto planejameto de marketing é tão extenso que existem diversos autores que lançaram dezenas de livros dedicados só a esse assunto. Mas tenho certeza que com essas perguntas respondidas você vai conseguir ter uma visão muito mais clara sobre o que fazer para aumentar as suas vendas.

 

Dica

Em todo planejamento, eu gosto muito de trabalhar com mapas mentais, eles me ajudam muito a organizar os meus pensamentos e a diminuir consideravelmente o tempo de esboço do plano. Existem diversos softwares online para a produção de mapas mentais, eu utilizo e recomendo o http://www.mindmeister.com/pt.

 

 

3º PASSO -  O P DA PRODUÇÃO

 

O P de PRODUÇÃO, se refere à fase de produção das estratégias definidas e pesquisadas nos 2 últimos P's, Pesquisa e Planejamento. É aqui que o planejamento é posto a prova e é executado.  Aqui deve-se iniciar a produção da imagem da marca na internet, a produção do site, sua forma e o seu conteúdo. Vamos ver quais são os itens do P de Produção que veremos com mais detalhes em nosso mini-treinamento.

 

  • Produção do Site
  • Produção Landing Page
  • Produção de Call to Actions
  • Produção de Conteúdo para o site e para as redes sociais
  • Estratégias de Inbound Marketing
  • Produção da SEO
  • Produção da SMO
  • Produção de Anúncios online

 

 

4º PASSO -  O P DA PUBLICAÇÃO

 

No P de PUBLICAÇÃO, a gente vai conversar sobre um assunto mais importante de uma estratégia de marketing digital. O conteúdo. Já é sabido que para atrair, fisgar e conquistar a confiança de um visitante dentro do seu site, não existe nada mais eficaz do que um bom conteúdo. Também o Google, considera a qualidade do conteúdo como uma métrica muito importante na hora de classificar os sites para então exibí-los em suas páginas de resultados de busca.

Uma boa estratégia de conteúdo presta atenção no interesse do público e em suas necessidades. Portanto vamos ver em nosso treinamento como podemos publicar os nossos conteúdos para obtermos excelentes resultados. Leia também a publicação sobre o poder do marketing de conteúdo.

 

 

5º PASSO -  O P DA PROMOÇÃO

 

A PROMOÇÃO, é o 5º P da metodologia dos 8 p's do marketing digital e refere-se às estratégias de publicidade online. A promoção online se apresenta como a melhor forma de primeiro contato com o consumidor afim de atrair a sua atenção. Nesse aspecto temos diversas possibilidades que, também, vamos ver com mais detalhes em nosso mini-treinamento, são elas:

 

 

 

6º PASSO -  O P DA PROPAGAÇÃO

 

O 6º P de PROPAGAÇÃO, tem o desafio de tornar o conteúdo realizado no 4º P, publicação, em um conteúdo viralizado, ou seja, em um conteúdo tão interessante que as pessoas sintam vontade de compartilhar com as outras. Quando um conteúdo ganha aspectos de viral, ele ganha grande projeção, principalmente nas redes sociais. Vamos ver em nosso mini-treinamento como podemos criar conteúdos com potencial de se propagar na rede e atingir um número muito maior de leitores. Outra característica muito importante da propagação é a credibilidade, quando um conteúdo em vídeo, artigo ou em outros formatos são compartilhados em redes sociais, eles são percebidos por quem os recebe como uma espécie de indicação de um conhecido e por isso o conteúdo não sofre nenhum tipo de preconceito por parte de quem o recebe.

 

Eu considero a propagação de conteúdos online, um ponto muito importante na estratégia de marketing digital, porém não muito fácil de conseguir, principalmente pelo fato de 90% dos internautas estarem classificados como passivos, ou seja, não costumam compartilhar os conteúdos que consomem.

 

 

7º PASSO -  O P DA PERSONALIZAÇÃO

 

O P de PERSONALIZAÇÃO refere-se às estratégias de marketing de relacionamento na web com intuito de fisgar e fidelizar o cliente. Ao contrário das ações do 5º P, Promoção, que direciona suas ações para grupos de pessoas, a personalização, leva em consideração que cada cliente é um e que as ações devem ser adequadas a cada um deles respeitando os seus perfis individuais. Personalizar uma comunicação para um determinado lead, gera uma série de cuidados a serem tomados como por exemplo:

 

  • Classificação do tipo de lead
  • Entendimento do interesse específico do lead
  • Conhecimento do ciclo de compra do consumidor
  • Classificação do tipo de conteúdo
  • Conhecimento do momento ideal de compra do lead
  • Utilização de software especializado em email marketing
  • Políticas anti spam
  • Planejamento de nutrição de leads

 

Assine o nosso formulário ao lado e receba o nosso mini-treinamento, nele vamos ver com muito mais detalhes esses conceitos e também aprender as aplicações práticas de como personalizar os conteúdos para conquistar a confiança dos seus potenciais clientes.

 

 

8º PASSO -  O P DA PRECISÃO

 

A internet possibilitou que todas as ações dos usuários em nosso site fossem monitoradas e mensuradas diariamente com uma enorme PRECISÃO, e, é sobre isso que o 8º P do maketing digital se refere. Poder saber com precisão o que ocorreu de bom ou de ruim nas ações que foram planejadas e realizadas em uma campanha de marketing digital é uma ótima possibilidade,porque assim é possível potencializar aquilo que funcionou como o esperado e corrigir o que não funcionou como planejado. Isso garante um aumento da qualidade das próximas ações e consequentemente um aumento nos resultados positivos da campanha.

Em nosso mini-treinamento vamos aprender mais sobre como utilizar algumas ferramentas analíticas gratuitas para obter informações sobre as nossas campanhas onlines como por exemplo:

 

  • Número de visitas em nossos sites
  • Visitantes únicos
  • Tempo de permanência
  • Exibição de páginas
  • Taxa de rejeição
  • Palavras chave utilizadas para encontrar o nosso site
  • Páginas de entrada
  • Páginas de saída

 

 

O uso de metodologias em nosso dia a dia são muito importantes, pois com elas é possível organizar melhor os projetos em termos de prioridades das etapas assim como a mensuração do tempo de execução de cada uma delas. Além disso as metodologias podem agilizar até 70% um projeto. Eu sempre utilizo uma metodologia em meus projetos e em projetos de clientes e mesmo que eu não conheça nenhuma metodologia que se aplique especificamente a algum projeto, eu crio um método que possa me ajudar a agilizar e a facilitar o trabalho. Assim consigo melhores performances e melhores resultados em meus projetos de marketing digital. Portanto, fica a dica, escolha ou crie sempre um método que ajude o seu projeto, seja ele de marketing ou não.

 

 
  • é CEO da Noz Agência desde 2008, formado em propaganda e marketing no mesmo ano. Possui vasta experiência em desenvolvimento web. Desde 2011 trabalha com planejamento estratégico de marketing digital, análises de SEO e Mídias Sociais.

Comentários   

Harrison
0 #3 Como aumentar as vendas usando a metodologia dos 8ps do marketing digitalHarrison 16-05-2017 12:09
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0 #1 Como aumentar as vendas usando a metodologia dos 8ps do marketing digitalhow to start your 26-09-2014 23:47
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